Processos automatizados de ponta a ponta
Com o SoftExpert BPM, a Simoldes padronizou e digitalizou suas operações, eliminando retrabalhos e otimizando o tempo de execução
Gestão eficaz de mudanças e desvios
A automação do controle de incidentes e da gestão da mudança fortaleceu a governança dos processos
Melhoria contínua baseada em dados
A empresa ganhou mais controle e previsibilidade sobre suas atividades diárias

Simoldes Plásticos
A Simoldes Plásticos, empresa do Grupo Simoldes, em Portugal, conta com cerca 2700 funcionários distribuídos por 8 fábricas, sendo seis unidades na Europa e duas no Brasil. A sua operação estende-se por Espanha, França, Alemanha, Polônia e Rep. Checa e atende, principalmente, o setor automotivo, que absorve quase toda a produção do grupo. Os seus principais clientes são Renault, Renault, VW, PSA, Audi, Toyota, Porsche, GM, Skoda, Seat, BMW.
Descomplicar era urgente
A Simoldes Plásticos buscava aumentar a produtividade do negócio, otimizar a gestão de documentos e automatizar o fluxo de informações entre os departamentos. A empresa enfrentava dificuldades com tarefas manuais, excesso de papel e e-mails, além da existência de controles paralelos em planilhas eletrônicas.
Para enfrentar esses desafios, a empresa implementou o SoftExpert BPM, uma solução que modela, padroniza e automatiza processos de ponta a ponta. A ferramenta permite:
- Maior qualidade e eficiência operacional;
- Redução de custos, tempo de execução e burocracias;
- Eliminação de silos departamentais;
- Monitoramento de indicadores de desempenho;
- Gestão automatizada de incidentes, desvios e mudanças.
“Encontramos na SoftExpert uma solução de BPM que nos ajuda a otimizar a realização das tarefas, automatizando rotinas, reduzindo os papéis e e-mails, evitando a perda de tempo nessa gestão,” afirma Luis Faustino, IT Director da divisão de plásticos do Grupo Simoldes.
A escolha da ferramenta certa
Segundo Luis Faustino, a escolha pelo SoftExpert BPM foi motivada pela flexibilidade da ferramenta e pelo seu modelo modular, que permite substituir diversas aplicações específicas. A centralização de funcionalidades possibilitou:
- Simplificação do portfólio de soluções;
- Maior integração com outros sistemas corporativos;
- Eliminação de controles paralelos em planilhas;
- Uso transversal por todos os departamentos da empresa.
Mais agilidade, menos burocracia
Segundo Faustino, os processos são transversais a toda a organização e permitiu que todos os departamentos da empresa pudessem utilizar a ferramenta, aumentando a eficiência das solicitações e o controle do fluxo da informação.
“Reduzimos significativamente as burocracias nos processos administrativos. Já identificamos uma maior agilidade e facilidade na execução dos trabalhos. Isso reduziu o tempo que cada colaborador demora a executar as tarefas, permitindo a concentração de energia em outras atividades”, pontua Luis Faustino.
Melhoria contínua
A empresa pretende expandir ainda mais o uso da plataforma, com foco em integração da gestão de projetos com a gestão documental, além da aplicação de todos os seus questionários através do componente SoftExpert Questionário.

